jusbrasil.com.br
6 de Abril de 2020

Fichamento da obra "Como ler artigos científicos", de Italo de Souza Aquino.

Giovani Alexandre Ramiro, Estudante de Direito
há 10 meses

 REFERÊNCIA DA OBRA

AQUINO, Italo de Souza. Como ler artigos científicos : da graduação ao doutorado. São Paulo: Saraiva, 2010.

 1. CITAÇÕES DIRETAS REPRESENTATIVAS

“Ler artigos científicos é algo muito relevante. Além do fator social-global, você é o primeiro a se beneficiar. Esse tipo de leitura serve de combustível para ir mais longe na vida acadêmica e profissional.” (p.5)
“Pesquisas científicas podem e devem ser mais populares , visto que possuem informações muito importantes para o uso imediato da sociedade.” (p.5)
Em relação a um titulo difícil de compreender, tenha a mesma atitude positiva: Serei capaz de entender. E com mais alguns minutos de leitura, você verá que o autor foi infeliz em colocar um titulo inadequado; que tudo não passou de um erro do autor, pois a pesquisa é fácil de ser entendida.(p.14)
“Resumo é a miniatura de um artigo completo; nele encontramos todas as partes importantes de um artigo científico.”(p.22)
“Em grandes bancos de dados (MEDLINE, LILACS, AGRÍCOLA, etc.) você encontra milhares de resumos disponíveis e apenas lendo resumos você terá uma boa visão se deverá buscar o artigo completo ou não.”(p.22)
Palavras-chaves é a menor seção do artigo (a menos que tenhamos apenas um autor com o nome pequeno, esta seção fica em segundo lugar). Uma vez que Palavras-chaves está (geralmente) localizada logo abaixo do resumo, é possível que o leitor novato não perceba a sua existência logo de imediato.(p.26)
“A seção palavra-chaves é importante na alimentação de base de dados em todo o mundo. Com essas palavras, facilmente se identificam artigos a elas relacionados.”(p.26)
“A introdução é base de toda a escrita científica em um artigo; aliás é a parte mais fácil de se ler; é a parte mais informativa.”(p.33)
“Na introdução, a motivação está presente nos primeiros parágrafos (convincentes). A demonstração da importância da pesquisa cativa o leitor.”(p.33)
“O objetivo está inserido, na maioria das vezes, no último parágrafo da introdução. O objetivo é o propósito da pesquisa apresentada.”(p.38)
“Em geral, os Resultados aparecem em forma de tabela ou figuras (gráficos, fotos, diagramas). Os dados encontrados são colocados nesses formatos com o objetivo de se compactar as informações encontradas e torná-las compreensíveis.”(p.46)
“Discussão é sempre a parte em que o autor tem a liberdade de 'meditar' no resultados obtidos e fazer um confronto com a literatura existente. A discussão é a interpretação dos resultados referendada pela análise estatística.”(p.54)
“Conclusão é o supra-sumo de todo o trabalho realizado pelo (s) pesquisador (es) (desde o projeto até o momento da instalação do experimento, coleta de dados, análise e publicação dos resultados)”(p.58)
Algumas vezes, ao ler a conclusão de um artigo que se relaciona com a sua área de atuação, você pode ter ideia de algo que ainda pode ser feito e que não foi apresentado (estudado) neste artigo. Essas novas ideias surgem naturalmente e, caso surjam, anote imediatamente. Não confie em que você irá lembrar mais tarde.(p.59)
“O que mais interessa na leitura das referências apresentadas, no artigo científico que você está lendo, são as informações dos artigos citados”(p.69)
“Artigos científicos são fáceis de encontrar nos dias atuais. As bibliotecas das universidades e dos centros de pesquisa, além do enorme acervo disponível na internet, facilitam a vida de qualquer estudante universitário.”(p70)
“É importante ler as revistas de nossa área de atuação e, de vez em quando, dar um lida em revistas fora da nossa zona de conforto.”(p.79)
“Artigo científico não é para ser memorizado;”(p.92)
“A leitura de artigos científicos não deve ser de capa a capa; tenha a liberdade de ler a parte que mais lhe interessa;”(p.92)
“Ler o que lhe interessa;”(p.92)

 2. TEXTO CRÍTICO

 A obra “Como ler Artigos científicos”, aborda basicamente como se dá a leitura de um artigo, nela é mostrada todas as partes em que compõe o mesmo, como também onde encontrá-los. Ler artigos é algo de suma importância para vida de qualquer indivíduo, pois acrescenta muitos saberes para si mesmo. Entretanto a população não sabe desta importância e acabam não lendo muito. Eles podem e devem ser mais populares, visto que possuem muitas informações de uso imediato para a sociedade.

 Nos primeiros capítulos são abordados os temas: Título, Resumo, Palavras-chaves, Introdução. No título, que é a porção primeira de todo o artigo, ele deve ser lido com muito cuidado e atenção, pois é a partir dele que você terá uma noção sobre qual o tema do artigo, embora alguns sejam difícil de compreender, você não deve abandonar o artigo logo de cara, pois lendo o restante do mesmo verá que ele pode ser de fácil entendimento. No resumo, é encontrada todas as informações do artigo, ele é uma “miniatura” de todo o texto, apenas lendo ele você pode ter uma noção de todo o artigo e assim terá uma noção se seguirá com ele ou não. As Palavras-chaves é a menor seção, com elas podem ser encontrados facilmente os artigos a elas relacionados. A introdução é a base de todo o texto, como também é a parte mais fácil de se ler, nela é encontrada uma motivação enorme para a leitura, onde cativa o leitor.

 Os capítulos posteriores: objetivo, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos, referências bibliográficas, onde encontrar artigos científicos para ler, que revistas você deve ler, o abc de um artigo, estratégias adicionais para a leitura de um artigo. O objetivo, é o proposito da pesquisa e ele está inserido no ultimo parágrafo da introdução. O Material, é os objetos que são utilizados durante a pesquisa, já os métodos, como o próprio nome já diz, são os métodos de pesquisa abordados. O Resultado aparece em formas de tabelas ou figuras e eles são colocados nestas formas para torna-se mais fácil de se compreender as informações, a discussão é onde o autor pode refletir acerca da sua pesquisa e como chegar a uma síntese para com os conhecimentos já existentes. Na conclusão, é onde ao ler ela, caso seja de sua área, você pode ter algumas ideias que ainda não existem, com isto você pode anotá-las e posteriormente produzir um artigo. Os artigos científicos atualmente estão mais fáceis de serem encontrados, podem ser encontrados nas universidades, internet e em centros de pesquisa. Cabe ressaltar que é importante se ler artigos da sua área de atuação, pois assim você irá adquirir mais conhecimento, mas, de vez em quando também é importante sair da zona de conforto e ler outros tipos, tenha também a liberdade de ler a parte do artigo que mais lhe interessa.

 Portanto, após a leitura do livro, este que possue muitas informações importantes para a vida acadêmica, como também para a vida pessoal, pôde-se observar, que ele está correlacionado com a matéria pois mostra de forma clara e objetiva como se da a leitura de um artigo científico, como também como produzir o mesmo, além de ter uma leitura muito fácil, tornando-se assim indispensavél para qualquer universitario.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)